Exercícios Físicos

Como se livrar da ansiedade com atividade física?

como-se-livrar-da-ansiedade-com-atividade-fisica.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Em uma época tão cheia de informações e atividades por todos os lados, é natural sentir o estresse e pressão constantemente. Afinal, manter hábitos saudáveis pode ser difícil diante de tantas obrigações cotidianas. Portanto, persiste uma pergunta: como se livrar da ansiedade?

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda a relação das atividades físicas e dos sintomas mais frequentes dessa doença totalmente associada ao jeito moderno de levar a vida. Continue a leitura do texto até o fim para saber mais a respeito!

Como os exercícios físicos podem ajudar?

Controlar a alimentação, se exercitar e dormir bem. Esses três pilares fundamentais são costumeiramente repetidos por profissionais da saúde como componentes indispensáveis para quem deseja experienciar uma melhor qualidade de vida. 

Em virtude dos benefícios que esses pequenos cuidados geram, é possível resistir melhor a complicações psicológicas como ataques de pânico, ansiedade e doenças relacionadas, que se configuram como patologias alinhadas aos problemas do nosso século: falta de tempo, urgência excessiva, prioridades materiais e assim por diante. 

Uma pequisa, feita por estudiosos norte-americanos e publicada no periódico acadêmico Psychosomatic Medicine, submeteu um grupo de 145 pessoas a alguns questionários relacionados a esse tipo de transtorno. Os participantes ainda fizeram a inalação de uma substância que desencadeia sensações ligadas àquilo que pessoas ansiosas sentem. 

Depois dos testes, os pesquisadores analisaram de modo comparativo como as reações se manifestaram em cada um dos presentes. O resultado demonstrou que o estresse foi bem menor naqueles que praticavam alguma atividade física

Como se livrar da ansiedade?

Além de ficar mais atento à maneira com a qual você encara sua rotina e seus afazeres, experimente fazer a prática regular de, pelo menos, um dos exercícios listados logo abaixo. 

Yoga

Os benefícios da yoga são muitos. Através dessa prática você ganhará concentração e terá mais foco para lidar com os problemas. Além disso, terá uma melhor consciência corporal, desenvolverá a flexibilidade e terá uma boa base para fazer meditações. 

Com ela, o combate à depressão é potencializado e ocorre um fortalecimento do sistema imunológico. Ou seja, ela implica a obtenção de um grande senso de tranquilidade, muito útil para os dias atuais. 

Crossfit

Apesar de todas as semelhanças com os treinos funcionais, o crossfit é um método único, mundialmente reconhecido por manter seus praticantes sempre motivados e em alta intensidade esportiva. Os exercícios geralmente envolvem o peso do próprio corpo e trabalhos relacionados a objetos como bolas e cordas.

Caminhada

A boa e velha caminhada também é uma boa opção para relaxar e, ao mesmo tempo, perder alguns quilinhos. Escolha um local arborizado, sem muito movimento, e coloque um fone de ouvido para aproveitar ainda mais. 

Natação

Auxilia na postura corporal, melhora o vínculo familiar e deixa as crianças mais confiantes. Como se não bastasse, a natação apresenta poucas restrições, quase não oferece impacto às articulações e é repleta de benefícios para a sua saúde.

Enfim, quem ainda não sabe como se livrar da ansiedade tem nesses exercícios físicos uma grande oportunidade de viver melhor e com mais alegria. Sendo assim, escolha uma prática que seja de seu agrado e exerça com prazer!

Se você gostou deste texto, aproveite para assinar nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação