Exercícios Físicos

Como melhorar a produtividade e o foco com atividade física?

como-melhorar-a-produtividade-e-o-foco-com-atividade-fisica.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

A prática regular de exercícios atrai muitos adeptos por melhorar o condicionamento físico, fortalecer os músculos e controlar o peso corporal. Mas além de trabalhar o corpo, as atividades físicas também exercitam o cérebro e trazem vantagens importantes para o dia a dia, como melhorar a produtividade e aumentar o foco no trabalho e nas demais tarefas do dia a dia.

Os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea, levando mais nutrientes ao cérebro. Uma rotina ativa também contribui para a qualidade do sono, fator que influencia diretamente na capacidade de concentração, foco e resolução de problemas.

Neste post, você vai entender como melhorar a produtividade por meio da prática de atividades físicas. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Saúde mental

As responsabilidades da rotina e as cobranças do trabalho deixam a mente sobrecarregada. É por isso que tantas pessoas se sentem constantemente cansadas e sofrem com estresse e ansiedade.

A boa notícia é que, ao praticar atividades físicas, o corpo libera dopamina e serotonina, neurotransmissores que atuam diretamente no controle do humor e na sensação de bem-estar. O resultado é uma mente feliz, tranquila e com espaço livre para a produtividade.

Concentração e raciocínio

Como vimos, o cérebro libera endorfinas durante a prática de exercícios físicos. Dessa forma, a conexão entre os neurônios é favorecida, fator que contribui para o aumento dos níveis de concentração e raciocínio. Com a mente trabalhando em potência máxima, os dias rendem mais, sobrando mais tempo para descansar e curtir a família.

Disposição

As atividades físicas reduzem o cortisol, hormônio que eleva os níveis de estresse e é responsável pela sensação de cansaço. Ao evitar a alta concentração de cortisol no sangue, portanto, é possível ter ânimo e disposição para encarar a rotina com um sorriso no rosto. E essa disposição dura o ano inteiro: os exercícios fortalecem o sistema imunológico, diminuindo o risco de perder alguns dias de produtividade por causa de doenças e indisposições.

Alimentação saudável

Quem pratica atividades físicas regularmente logo sente a necessidade de se alimentar melhorar para aumentar o desempenho. Mas a alimentação saudável não atua apenas na melhora do condicionamento físico! Uma dieta rica em produtos naturais e livre de industrializados também permite que o cérebro receba os nutrientes adequados para produzir mais.

Descanso ativo

Engana-se quem pensa que acrescentar exercícios físicos na agenda gera mais cansaço. Na verdade, o corpo e a mente renovam as energias durante a prática de atividades, deixando-o preparado para realizar as demais tarefas do dia. Assim, é possível descansar ao mesmo tempo em que se investe em qualidade de vida, saindo da zona de conforto.

Autoestima e autoconfiança

Quem é fisicamente ativo observa melhoras no espelho em poucas semanas, mas as vantagens para a autoestima não param por aí. Realizar todas as metas dentro do prazo, conciliar as responsabilidades do trabalho com as tarefas da casa e ainda ter tempo para descansar são conquistas que certamente deixam qualquer pessoa mais confiante e feliz, e tudo isso reflete na forma como atuamos no mundo.

Agora que você já sabe como melhorar a produtividade com a prática de exercícios físicos, basta escolher as atividades que mais combinam com o seu perfil e selecionar um horário que se encaixe na sua agenda. Quer uma mãozinha para começar? Entre em contato conosco e confira nossos planos especiais!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação