Natação

Como a natação pode ajudar crianças com restrições motoras?

como-a-natacao-pode-ajudar-criancas-com-restricoes-motoras.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

A natação é conhecida como um esporte completo, que traz inúmeros benefícios para os seus praticantes, como a melhora da capacidade cardiorrespiratória, o tônus muscular, a coordenação, o equilíbrio, entre outras. Mas o que nem todo mundo sabe é que a natação traz diversas vantagens também para as crianças com restrições motoras. Neste artigo, vamos aprender algumas delas. Venha ver!

Melhora a coordenação motora da criança

As restrições motoras limitam a aquisição de experiência motora das crianças —  conjunto de movimentos que a criança aprende a executar, como caminhar, lançar, rebater.

A natação ajuda na diversificação da experiência motora da criança. E, além dos benefícios já comentados, ela também melhora a postura, a agilidade, a força e a velocidade, e desenvolve habilidades psicomotoras; noções espacial, temporal e de ritmo; sociabilidade e autoconfiança.

Ajuda a compreender o próprio corpo

A natação ajuda a criança a ter mais consciência do próprio corpo. Ela aprende como controlar a respiração, como respirar melhor durante o movimento, como coordenar braços e pernas e como flutuar na água.

Como comentamos acima, a falta de experiência motora faz com que movimentos simples sejam muito mais desafiadores. Com a prática esportiva, essas barreiras são quebradas e a criança ganha maior consciência corporal e consegue se desenvolver melhor.

Traz mais qualidade de vida para o praticante

A atividade física, em geral, aumenta a sensação de bem estar e reduz o nível de estresse. No caso da natação, a água tem uma propriedade relaxante, que acalma.

Alguns pais ainda relatam que observaram, nas crianças, um aumento da autoestima, do senso de realização e da satisfação de terem alcançado uma conquista, seja por atravessarem a piscina nadando, seja por aprenderem a controlar a respiração.

Promove a interação com o ambiente

As restrições motoras são um fator limitante na interação com o ambiente, mas, a partir da natação, a criança consegue melhorar essa situação. Ela pode se mover melhor, já que a água diminui a pressão sob as articulações e membros, facilitando a locomoção. Com isso, a criança tem mais facilidade para interagir com outras pessoas e objetos, deslocar-se e explorar por conta própria.

Estimula a aprendizagem e a concentração

Como a água muda a forma como o corpo se movimenta, a criança precisa aprender a se locomover na água e esse processo estimula a aprendizagem. As atividades, como pegar objetos de determinada cor ou contar as braçadas, estimulam a concentração da criança no exercício que ela está fazendo.

Como podemos ver, a natação é um esporte extremamente benéfico para crianças com restrições motoras. As crianças que praticam esse esporte desfrutam de benefícios não apenas físicos, mas também psicológicos. Portanto, é muito importante garantir que todas elas tenham acesso a uma prática esportiva, principalmente aquelas que têm restrições motoras.

Você gostou de conhecer esses benefícios da natação? O nosso conteúdo foi interessante para você? Então continue visitando o nosso blog, leia agora mesmo o texto “Natação infantil: por que ela deixa seu filho ficar mais confiante?” e torne-se um especialista no assunto!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação