Natação

Como a natação auxilia no desenvolvimento motor das crianças?

como-a-natacao-auxilia-no-desenvolvimento-motor-das-criancas.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Entre as atividades físicas mais indicadas para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, a natação é um dos exercícios mais completos, pois trabalha a musculatura, as articulações, a capacidade cardiorrespiratória,  a noção de espaço e ritmo e a estabilidade postural.

Por essa razão, o esporte é uma excelente alternativa para amenizar problemas respiratórios, favorecer o crescimento e estimular a socialização dos pequenos.

Quando começar?

O recomendado por especialistas é esperar que a criança complete 6 meses de vida para introduzi-la nas aulas de natação. Dessa idade em diante, o risco de entrada de água no ouvido e de desenvolvimento de infecções diminui e a atividade pode ser praticada sem receio sob a orientação de um profissional.

A partir dos 8 anos, além dos conhecimentos básicos sobre respiração, sustentação e braçadas, os alunos começam a aprender noções de ritmo (forte e fraco) e de tempo (metragens e séries), passando a ter mais consciência dos estilos de nado (crawl, costas, peito e borboleta) e das técnicas, saídas e viradas.

Benefícios da natação ao desenvolvimento motor, físico e emocional da criança

Confira abaixo a lista que preparamos com algumas das principais benfeitorias do esporte para a saúde de seus filhos.

Mais força e tônus muscular

A água é aproximadamente 12 vezes mais densa que o ar, por isso, o esforço do corpo na piscina é maior que em outras atividades. Essa grande resistência que o meio líquido oferece intensifica os processos de tonificação dos músculos e de ampliação da força.

Articulações bem flexíveis

Por ser uma atividade física livre de impacto, a natação permite que as articulações acompanhem o desenvolvimento muscular da criança e se tornem mais flexíveis. Os movimentos dentro da água ajudam a fortalecer e lubrificar tendões e ligamentos, deixando as articulações mais ágeis e fortes.

Alongamento estendido

A postura na piscina e as braçadas dadas durante as aulas e treinos promovem um alongamento completo do corpo. Isso aumenta a flexibilidade e a agilidade da criança para realizar todas as atividades do dia a dia.

Melhor noção espacial

Os movimentos executados no meio aquático contribuem para o aprimoramento da noção de espaço e ainda favorecem a capacidade de equilíbrio do aluno, o que beneficia a aprendizagem de conceitos geométricos e de matérias correlatas e também a postura corporal da criança.

Coração e pulmões fortalecidos

Os movimentos na água ampliam a capacidade de bombeamento do coração, o que reduz a incidência de problemas cardiovasculares e beneficia a circulação do sangue por todo o corpo. Já o trabalho respiratório durante o nado aumenta o volume dos pulmões e a capacidade de absorver oxigênio.

Redução de ansiedade, colesterol e peso

Mais que desenvolvimento motor, a natação ajuda a diminuir a ansiedade infantil uma vez que promove a correta respiração, a concentração e a sensação de relaxamento. Por ser um exercício altamente aeróbico, ainda auxilia a queima de gorduras e açúcares, contribuindo para o melhor controle do peso, colesterol e diabetes.

Elevação da autoestima

Nadar estimula as sensações de independência e autoconfiança, além de ajudar a criança a conhecer melhor o próprio corpo e a socializar com colegas de esporte, professores e pessoas em geral.

Curtiu saber mais sobre como a natação auxilia no desenvolvimento motor das crianças? Então, divida esse conhecimento com os amigos que também procuram boa uma atividade para os filhos. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais. 

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação