Natação

Como a natação ajuda no desenvolvimento muscular?

como-a-natacao-ajuda-no-desenvolvimento-muscular.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

A natação é uma das atividades físicas mais completas e, por isso, os benefícios oferecidos podem ser sentidos em todo o corpo e por pessoas de todas as idades. Controle do peso, diminuição do estresse e melhora da autoestima são apenas o começo das vantagens que a prática oferece.

Mas um fator que ainda gera dúvidas e mitos é se a natação ajuda na hipertrofia. É comum ver nadadores profissionais fortes e musculosos, mas você sabe como a natação age nos músculos? Confira a seguir os efeitos desse esporte no desenvolvimento muscular.

Fortalecimento muscular

A repetição dos movimentos dos principais tipos de nado (crawl, costas, peito e borboleta) amplia a força dos músculos. Após um período de prática, é possível observar mudanças em todo o corpo, que ficará mais forte e com músculos mais definidos. As áreas mais trabalhadas são braços, ombros e coluna

O segredo aqui é a resistência gerada pela água durante os movimentos, que é cerca de 12% maior se comparada à resistência do ar. Esse fator atua não apenas no fortalecimento do tônus muscular, mas também na resistência óssea, diminuindo os riscos de osteoporose.  

Queima calórica

Uma aula de natação queima cerca de 600 calorias, sendo uma das atividades físicas com maior queima calórica. A prática é principalmente aeróbica e provoca um trabalho intenso nas fibras lentas, gerando massa magra. 

Baixo impacto

Ao manter o corpo submerso até a altura do pescoço, é possível ter a sensação de reduzir o peso do corpo a 10%. Esse valor é alterado de acordo com a altura da água em relação ao corpo de cada pessoa.

Em todo caso, a vantagem aqui fica por conta do baixo impacto das atividades aquáticas. A natação permite trabalhar todos os músculos do corpo com segurança, sendo uma atividade indicada para todos os grupos, incluindo crianças, idosos, gestantes e pessoas com obesidade.

Resistência cardíaca 

A natação melhora a circulação do sangue, levando mais nutrientes aos músculos e permitindo a reconstituição muscular, recuperando lesões. Além disso, ao manter o corpo submerso, a força gravitacional é reduzida, fator que provoca relaxamento dos vasos sanguíneos.

Resistência respiratória

Durante a natação, é possível desenvolver a musculatura intercostal e também a abdominal. Dessa forma, quem nada fortalece todos os músculos necessários para uma respiração completa e eficiente.

Por isso, a natação amplia a resistência e reduz sintomas dos principais problemas respiratórios, como asma, rinite, sinusite, alergias e bronquite

Atividades aeróbicas, como a natação, produzem uma grande queima de calorias e gorduras, provocando perda de peso. Para ter um corpo musculoso, é preciso apostar em exercícios de curta duração e alta intensidade, os chamados anaeróbicos. 

No entanto, é possível criar treinos com maior resistência dentro da água caso o objetivo seja a hipertrofia. Em todo caso, como vimos nos itens listados acima, a natação desenvolve os músculos e aumenta a força, sendo uma ótima aliada da musculação.

Seja para ganhar músculos ou para ter mais saúde e bem-estar, a natação é uma escolha segura e eficaz. Agora que você já conhece as vantagens dessa prática para o desenvolvimento muscular, compartilhe esse texto nas redes sociais e troque dicas com seus amigos!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação