Exercícios Físicos

Como a hidroginástica ajuda no combate à hérnia de disco?

como-a-hidroginastica-ajuda-no-combate-a-hernia-de-disco.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Problemas de saúde são relativamente comuns nos dias de hoje, principalmente para quem se alimenta mal, não se exercita e passa horas sentado em frente ao computador. Dentre os principais problemas do mundo moderno, um dos que mais acomete as pessoas é a hérnia de disco.

De acordo com dados divulgados recentemente pelo IBGE, mais de 5 milhões de brasileiros sofrem com esse tipo de problema de saúde. A boa notícia é que ele pode ser facilmente tratado ou prevenido com a hidroginástica.

O que é hidroginástica?

A hidroginástica é uma atividade aeróbica praticada em piscina. Esse tipo de exercício foi criado na Alemanha, com o intuito de retirar pessoas do sedentarismo. Nos anos 80, essa modalidade chegou às piscinas do Brasil, com o propósito de reabilitar pessoas de todas as idades que se lesionaram em decorrência do trabalho, ou alguma outra prática esportiva.

Por ser praticada na piscina, a hidroginástica não proporciona impactos às articulações. Nas aulas são realizados movimentos diversos com o auxílio de uma série de equipamentos de natação, tais como palmares, halteres, caneleiras e pranchas.

Essas atividades aquáticas fortalecem a musculatura e articulações, auxiliam na regulação da postura e tratam uma série de condições de saúde.

Como auxilia no tratamento da hérnia de disco?

A hérnia de disco é um problema de saúde que acomete diretamente os discos de cartilagem que ficam entre as vértebras. Essa condição se instala quando o disco se move de lugar, isso causa intensa dor e desconforto.

Normalmente, esse famoso problema de coluna ocorre por conta de má postura no trabalho, excesso de peso e prática de atividades físicas sem orientação de um profissional.

Por não ter impacto e trabalhar com movimentos posturais e fortalecedores, a hidroginástica é uma das atividades mais indicadas às pessoas que sofrem com esse tipo de problema. Em poucas aulas da modalidade, já é possível sentir melhorias, sendo a principal delas a diminuição das dores.

Por que o acompanhamento de profissionais é importante?

Pessoas que foram diagnosticadas com hérnia de disco precisam de acompanhamento especializado, uma vez que esse tipo de problema costuma afetar de modo direto a qualidade de vida.

Além disso, para praticar a hidroginástica de modo seguro e eficaz é bom que se procure uma academia onde o treinador seja apto para ministrar as aulas. Ter profissionais capacitados é fundamental para diagnóstico e reversão dessa condição de saúde da melhor maneira possível.

Quais outros benefícios da hidroginástica?

Além de ser eficaz contra problemas de coluna, a hidroginástica garante uma série de outros benefícios aos seus praticantes.

Dentre os principais estão:

  • aumento dos níveis de força, por trabalhar e ativar diferentes grupamentos musculares;
  • potencialização da circulação sanguínea;
  • aumento da capacidade respiratória;
  • melhora na flexibilidade e funcionamento de articulações de todo o corpo;
  • diminuição da ansiedade, depressão e o estresse, pois sua prática libera endorfina;
  • emagrecimento, afinal, em uma aula da modalidade, os alunos gastam entre 250 a 400 calorias.

Não seja vencido pela hérnia de disco. Pratique hidroginástica e cuide desse problema de saúde de modo fácil, rápido e extremamente eficaz.

Agora que você já conhece tudo sobre hidroginástica e suas ações sobre a saúde, é hora de assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail. Aproveite!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação