Entenda os benefícios da natação infantil

A natação é um dos esportes mais recomendados pelos médicos e isso significa que ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades — até mesmo por bebês com poucos meses de vida.

Neste texto nós falaremos especialmente sobre os benefícios da natação infantil. Além de ajudar na prevenção de algumas doenças, esse esporte estimula o desenvolvimento do corpo dos pequenos e auxilia na socialização e autoconfiança da criança.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e confira!

Melhora a capacidade cardiorrespiratória

O coração é estimulado o tempo todo durante a prática de exercícios dentro da água, afinal, a natação é um esporte que exige muito esforço físico. O coração é composto por músculos, por isso, quanto mais você o estimula, mais forte ele fica e menores são as chances de surgirem doenças cardíacas.

A natação também fortalece os músculos dos pulmões e melhora a sua capacidade de absorção de oxigênio, ou seja, crianças que nadam têm mais fôlego e conseguem controlar melhor a respiração.

É justamente por esses motivos que os médicos recomendam a natação para crianças com problemas respiratórios.

Combate a obesidade infantil

A obesidade infantil é um problema em vários países e aqui, no Brasil, não é diferente. Segundo o IBGE, cerca de 1/3 das crianças entre 5 a 9 anos estão acima do peso.

A natação é um esporte que exige muito esforço físico: praticamente todos os músculos do corpo são usados para executar as braçadas. Se alinhada a uma dieta balanceada, a natação pode, sim, ajudar as crianças a perderem peso.

Desenvolve o sistema neuromotor

Como já foi dito acima, a natação é um esporte completo e que explora todas as partes do corpo humano. Crianças bem pequenas, de 3 a 5 anos, ainda estão descobrindo as funções de seu corpo e suas habilidades.

Durante as aulas, as crianças descobrem que seus corpos são capazes de executar diversos movimentos, ganham mais noção de espaço e melhoram a sua agilidade. Resumidamente, nadar ajuda a desenvolver a coordenação motora.

Promove um sono mais tranquilo

Hoje em dia, a maioria dos pais se queixam que seus pequenos têm insônia. Saiba que isso não é uma mera coincidência. As crianças modernas não conseguem dormir porque elas não gastam energia durante o dia e, consequentemente, não ficam cansadas durante a noite.

Praticar esportes pelo menos três vezes na semana é o suficiente para melhorar o sono dos pequenos. Matricule o seu filho nas aulas de natação e veja a diferença.

Auxilia na socialização

Se o seu filho é muito tímido ou tem problemas para se relacionar com outras crianças, saiba que a natação pode ser a solução!

As aulas em turma costumam ser muito interativas: as crianças se unem para brincar, competir e aprender juntas. Esse ambiente lúdico e descontraído é ideal para o surgimento de novas amizades.

Como foi dito no início do texto, a natação é um esporte para todos. No entanto, é importante ressaltar que cada faixa etária requer um tipo de atividade. As crianças menores devem começar praticando atividades lúdicas. Com o passar do tempo, elas serão encaminhadas para níveis mais competitivos.

Agora que você já sabe quais são os benefícios da natação infantil, não perca tempo e matricule o seu filho em uma academia! Nós, da Academia Boa Forma, aplicamos a metodologia do atleta Gustavo Borges nas nossas aulas de natação.

O objetivo da metodologia Gustavo Borges é, primordialmente, trazer os valores do esporte — como disciplina, respeito e dedicação — para o cotidiano dos alunos. Nas aulas, os alunos não são divididos apenas por idade. A habilidade aquática também é levada em conta na hora de dividir as turmas em níveis. Como você pode notar, é uma forma única de aprender a nadar.

Quer matricular seu filho? Então entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This