Natação

Benefícios da natação: como o esporte auxilia na postura corporal?

saude-da-gestante-natacao-para-gestantes-fortalecimento-da-musculatura
Escrito por Academia Boa Forma

Indicados tanto para bebês quanto para idosos, os benefícios da natação são inúmeros. No entanto, será que eles também ajudam em relação à postura corporal?

Infelizmente, a vida cotidiana não nos estimula a mantermos as costas sempre retas, os braços bem posicionados, etc. De todo modo, é importante ressaltar que dar atenção a essas coisas é bastante importante. Não cuidar disso pode ser altamente prejudicial no futuro.

Se você quer saber mais sobre esse tema e entender como nadar pode lhe ajudar, continue lendo o post!

A natação corrige a postura?

É sabido que esse esporte pode ser bastante benéfico para o sistema respiratório, ajudando, inclusive, no tratamento da bronquite. Outras de suas vantagens para o corpo, contudo, são pouco comentadas.

No caso, a má postura pode sim ser corrigida com a natação. Afinal, ela auxilia no fortalecimento dos músculos presentes na região das costas, que são os principais responsáveis por nos manter eretos.

Por isso, não é à toa que muitos médicos receitam a prática desse exercício físico para a reeducação postural. Para as crianças, o benefício tende a ser melhor explorado ainda, já que elas estão no processo de desenvolvimento do corpo, bem como da relação que têm com ele.

Quanto mais atenção e dedicação forem aplicados, maiores são os benefícios posturais da natação.

Como ela ajuda na postura corporal?

Levando isso em consideração, você pode imaginar que apenas o nado de costas — um dos tipos de nado — tende a ajudar na correção da postura. Na prática, porém, não é bem assim que funciona.

É seguro dizer que todas as modalidades contribuem nesse sentido. Independentemente da performance obtida, nadar colabora para uma significativa melhora nos hábitos ligados à saúde e ao bem-estar em geral.

O fato de trabalhar todas as partes do corpo simultaneamente aumenta a consciência corporal, fazendo com que você perceba mais facilmente quando algo está errado.

Além disso, dormir e comer bem, práticas costumeiramente associadas a esse esporte aquático, também ajudam a cuidar melhor do corpo.

A ausência de atrito e a particularidade de não sobrecarregar as articulações enquanto você nada também são pontos positivos para a postura. Ter uma respiração mais adequada é um outro fator que contribui imensamente.

Quais são os outros benefícios da natação?

Agora que você já sabe o quanto ela ajuda na postura corporal, confira algumas outras vantagens de praticá-la:

Como você pôde ver, os treinos são ótimos para diversas partes do corpo, ajudando a viver de uma maneira muito mais saudável.

Sendo assim, é possível dizer que os benefícios da natação são vantajosos para a postura corporal e para variados aspectos.

Se você gostou do texto e interessou-se pelo esporte, entre em contato conosco! Nós adoraremos lhe ajudar e dar outras informações.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação