Aula de circuito

Como funcionam as aulas de circuito funcional e para quem são indicadas?

Se você deseja começar a frequentar a academia, mas não tem paciência para fazer musculação — que é uma atividade bem repetitiva —, então, a melhor opção é investir na aula de circuito funcional. O treinamento funcional em circuito é uma das maiores tendências dentro do mundo fitness, até mesmo as celebridades já aderiram a essa novidade.

Neste texto, nós explicaremos como funcionam as aulas de circuito funcional e quais são os seus benefícios, portanto, se você ainda não conhecia essa novidade, esta é a oportunidade perfeita para entender tudo sobre o assunto.

Ficou curioso? Então acompanhe a leitura!

O que é o circuito funcional?

As pessoas tendem a confundir circuito funcional com treinamento funcional. Embora as duas modalidades estejam conectadas, elas são, sim, diferentes.

O próprio nome explica como são as aulas. O circuito funcional nada mais é do que o treinamento funcional executado em forma de um circuito de exercícios. O circuito é dividido em estações e, em cada uma delas, o aluno precisa executar um exercício específico por um certo período de tempo.

Os exercícios realizados no circuito funcional são baseados nos movimentos fundamentais do corpo humano, como puxar, empurrar, lançar, girar, entre outros. O grande diferencial é que esses movimentos aparentemente simples são realizados com a ajuda de equipamentos e acessórios para aumentar a dificuldade dos exercícios.

Quem pode fazer aulas de circuito?

Ao contrário do que muitos acreditam, não existe uma restrição específica para a prática do circuito funcional. As aulas são recomendadas até mesmo para pessoas idosas.

Quando falamos em treinamento funcional, a maioria das pessoas imagina que esse seja um exercício direcionado para jovens que já são musculosos e super atléticos — mas isso não é verdade. Os circuitos podem ser montados de várias maneiras diferentes, isso significa que é, sim, possível preparar uma aula de circuito para pessoas com menos preparo físico.

Caso você seja um idoso, ou tenha alguma lesão no corpo, é importante consultar a opinião do seu médico e fisioterapeuta antes de dar início às aulas de circuito funcional. Como nós dissemos acima, não existe uma restrição específica para a prática do treino funcional, no entanto, alguns médicos acham que esse tipo de atividade não é a mais recomendada para pessoas com certos problemas de saúde.

Quais são os benefícios do circuito funcional?

Nós precisamos começar mencionando o benefício mais conhecido e que tornou o treinamento funcional uma das atividades mais desejadas nas academias. Ao realizar um único treino de circuito funcional, uma pessoa chega a queimar cerca de 800 calorias.

Como os exercícios realizados durante o circuito são muito intensos, a queima de calorias por aula é gigantesca. Além de ajudar no emagrecimento, o circuito funcional também é uma forma eficaz de tonificar os músculos e ganhar massa muscular. Os exercícios realizados durante as aulas de circuito também têm o objetivo de melhorar a coordenação motora e o equilíbrio dos alunos.

Uma aula de circuito oferece diversos benefícios, portanto, se você quer começar a frequentar a academia e está procurando por uma atividade dinâmica, o treinamento funcional em circuito é a melhor opção.

Está procurando por uma academia com aulas de circuito funcional? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This