Alimentação

As 6 melhores dicas para controle de colesterol

as-6-melhores-dicas-para-controle-de-colesterol.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Você sabia que milhões de brasileiros têm o colesterol alto? É verdade! Existe uma série de fatores que podem promover a elevação do colesterol: alguns estão relacionados ao estilo de vida, como dietas e exercícios físicos, outros, são inerentes e não podem ser modificados, como é o caso da hereditariedade.

Contudo, alguns hábitos podem equilibrar esse índice. No post de hoje, você conhecerá as 6 melhores dicas para controle de colesterol. Confira!

1. Entenda como funciona o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura encontrada de forma natural em nosso organismo. Ele é fundamental para o funcionamento saudável do organismo, já que é o componente estrutural das membranas celulares do corpo. Está presente no cérebro, músculos, nervos, pele, fígado, intestino e coração. Entretanto, o acúmulo do colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Existem dois tipos de colesterol no sangue: o LDL (Low Density Lipoprotein), chamado também de “mau colesterol”, pois promove o depósito da gordura nas paredes das artérias, e o HDL (High Density Lipoprotein), chamado de “bom colesterol”, pois é transportado das células para o fígado, sendo eliminado pela bile e fezes.

Uma das maiores causas para elevar o colesterol é o fato de ingerir alimentos gordurosos ou ricos em açúcar. Com isso, os depósitos de gorduras se acumulam nas artérias, fazendo com que o espaço livre em seu interior diminua, impedindo o bombeamento de sangue. Por isso, é fundamental mantê-lo em nível equilibrado.

2. Reduza a gordura saturada do seu cardápio

Para manter o controle de colesterol, é essencial reduzir as gorduras saturadas da alimentação. Elas são encontradas facilmente em queijos, leite integral e carnes gordurosas. Assim, sempre que possível, reduza esses alimentos por opções mais leves, como laticínios desnatados e opções de origem vegetal.

3. Consuma alimentos ricos em ômega 3

O ômega 3, além de reduzir a inflamação, também diminui o risco de diversas doenças. Para o controle de colesterol, ele é fundamental, já que é uma gordura poli-insaturada (boa) e auxilia na manutenção dos níveis do colesterol. É encontrado facilmente em peixes oleosos, azeite, nozes e também no abacate.

4. Invista em fitoesterois

E por falar em alimentação, você sabia que uma das maneiras mais fáceis de manter o controle do colesterol é incluir os fitoesterois na dieta? Eles são extratos vegetais muito eficazes e proporcionam diversos benefícios para a saúde. Entre as principais fontes, estão as nozes, amêndoas, sementes de girassol, olés vegetais, verduras e legumes. Por isso, investir nesses alimentos é sempre uma ótima opção!

5. Diminua o açúcar

Evite ao máximo consumir alimentos que tenham alto teor de açúcar refinado, como bolos e outros doces. Contudo, é importante também atentar-se ao conteúdo de açúcar existente nas bebidas, principalmente em refrigerantes.

6. Realize atividades físicas regularmente

A prática de exercícios físicos faz muito bem à saúde do coração. Além de ajudar a atingir um peso corporal adequado e, consequentemente, uma forma física saudável, também mantém a pressão arterial em valores normais e reduz os níveis de colesterol.

As atividades físicas moderadas devem ser feitas regularmente, ao menos 30 minutos por dia. As mais recomendadas são a caminhada rápida, andar em uma bicicleta ergométrica, dança e até mesmo o nado.

Viu como simples hábitos podem contribuir — e muito — para o controle de colesterol e, dessa forma, proporcionar uma melhor qualidade de vida? Por isso, comece a colocar essas dicas em prática agora mesmo!

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as dicas sobre saúde e qualidade de vida!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação