3 dicas de alongamento para quem trabalha sentado

Com o aumento da tendência do trabalho remoto, é possível notar algumas mudanças no comportamento das pessoas que exercem suas funções no computador. Logo, devemos considerar alterações em aspectos básicos, nos hábitos alimentares, nos exercícios físicos e na forma de se sentar.

Portanto, as atividades do dia a dia — como os afazeres de casa, a atenção dedicada aos filhos e o trabalho no computador durante muitas horas — podem provocar atrofia muscular, lesões e indisposição. Para melhorar essa situação e promover maior rendimento, é recomendado a realização do alongamento para quem trabalha sentado.

Para entender melhor a importância de fortalecer a musculatura, confira 3 dicas de alongamento que separamos para você praticar em casa!

Entenda a importância de se alongar diariamente

Quem trabalha muito tempo sentado sabe exatamente o quanto é incômodo ficar tantas horas na mesma posição. Você, por exemplo, deve estar lendo este artigo com a coluna um pouco curvada, não é mesmo?! Nosso corpo se acostuma tanto com um processo, que se torna cada vez mais difícil condicioná-lo para uma postura ideal quando não se pratica exercício físico.

Nesse caso, a prática diária do alongamento pode ser uma excelente aliada para quem trabalha sentado. Com ela, é possível aliviar a tensão, aumentar a flexibilidade, ajudar no relaxamento e ativar a circulação sanguínea.

Existem diversos alongamentos capazes de promover bem-estar e melhorar a qualidade de vida para quem exerce suas funções na mesma posição por muito tempo. Para saber como alongar os principais músculos que mais sofrem impactos negativos, que são as costas, pulsos e pernas, confira algumas dicas de como praticar em casa.

1. Alongamento para as costas

Para esticar a musculatura, fique de pé e estique os seus braços, com as mãos entrelaçadas, o máximo que conseguir. Após completar pelo menos 1 minuto, leve os braços totalmente esticados para a frente do seu corpo e depois para atrás. Quando concluir, busque também levar as pontas dos dedos das suas mãos até os seus pés.

2. Alongamento para os pulsos

Movimentos repetitivos causam desconfortos nos tendões e nos músculos do pulso. Para aliviar, procure rotacionar os pulsos no sentido horário por 15 vezes e depois gire no sentido anti-horário. Quando concluir, leve o seu braço à frente, totalmente esticado e puxe a sua mão direita com a ajuda da mão esquerda. Repita esse processo com o outro braço.

3. Alongamento para as pernas

Fique de pé! Esse exercício ajudará a aliviar tensões nas pernas e nos quadris. Agora, puxe o seu pé direito até a nádega direita e fique nessa posição por pelo menos 1 minuto. Depois, repita esse movimento com a perna esquerda. No próximo exercício, procure afastar bem as duas pernas e tente, o máximo que conseguir, encostar as mãos no chão.

Para aumentar a sua produtividade e disposição, procure separar um tempo do seu dia para se alongar e aliviar totalmente a tensão sobreposta aos seus músculos. Caso você não tenha disponibilidade para fazer todos os exercícios de uma única vez, tente realizá-los em diferentes intervalos ao longo do dia. O importante é se movimentar e buscar qualidade de vida!

Se você gostou das dicas de alongamento para quem trabalha sentado, aproveite para seguir as nosso facebook (Academia Boa Forma) e o instagram (@boaformacontinental) para acompanhar mais dicas e novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This