Alimentação

Alimentação infantil: como estabelecer uma rotina saudável?

alimentacao-infantil-como-estabelecer-uma-rotina-saudavel.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Fazer as crianças comerem bem e nos horários certos é uma tarefa, muitas vezes, desafiadora. A infinidade de guloseimas e embalagens chamativas compete com legumes, frutas e verduras em uma concorrência desleal, fazendo com que os pequenos deem preferência aos doces e outros alimentos industrializados. Dessa forma, fica difícil manter o equilíbrio no cardápio e na alimentação infantil.

Porém, a grande dica para fazer os filhos se acostumarem a uma alimentação adequada é estabelecer um cardápio, hábitos, limites e regras à mesa e nas escolhas do que comer. No texto de hoje, você vai saber como fazer da alimentação saudável uma rotina na vida das crianças e trazer muito mais saúde para elas desde cedo. Acompanhe!

Tente fazer as refeições em família

As principais refeições do dia — café da manhã, almoço e jantar — devem ser, de preferência, feitas em família, com todos à mesa. Ao observar os pais e irmãos se alimentando, a criança tende a absorver mais fácil o exemplo e, consequentemente, acaba consumindo os mesmos alimentos.

Além disso, esse horário é importante para que a família converse e tenha um momento de descontração, fazendo com que a criança ligue a hora da refeição a uma ocasião divertida entre a família.

Proíba o uso de eletrônicos à mesa

Os estímulos eletrônicos são inúmeros: tablets, smartphones e televisões aparecem na hora da refeição e são companheiros das crianças enquanto saboreiam o alimento. Porém, o uso desses aparelhos deve ser vetado durante o tempo em que se está à mesa.

Ao colocar a atenção na tela, a criança não percebe o que e tampouco a quantidade de alimento que está ingerindo. Isso causa a falta de consciência alimentar: o cérebro não registra que o corpo está sendo alimentado, fazendo com que a criança coma demais, ou de menos.

Introduza novos alimentos

Criar o hábito de experimentar é uma das maiores dicas para evitar aquela famosa frase “Não gosto!”. Desde cedo, incentive a criança a comer alimentos com diferentes texturas e sabores, para que o cérebro registre essa experiência. Dessa forma, a tendência a estranhar outros tipos de comida fica menor, já que o paladar já estará habituado às diferenças.

Crie horários

Ter horário para fazer todas as refeições, inclusive os lanches entre elas, é muito importante. Além de ensinar a criança desde cedo que alimentação precisa ter horário e regra, você evita que ela fique sem comer por muito tempo e depois vá pedir as famosas bolachas, chocolates e doces para matar a fome.

Monte a mesa e o prato com carinho

Quando você coloca a comida à mesa, a primeira impressão é sempre a que a criança vai captar mais. Se a mesa estiver bonita, colorida e com os alimentos bem apresentados, a chance de ela rejeitar a comida já é baixa. Por isso, vale a pena investir alguns minutos a mais para fazer uma mesa e um prato criativo para que os pequenos comam primeiro com os olhos.

Os bons hábitos na alimentação infantil precisam de persistência e paciência para que possam ser introduzidos com sucesso na rotina da criança. Seguindo as dicas acima e focando no horário certo de se alimentar e em se concentrar na comida que está sendo ingerida, a criança se adapta à sua realidade e começa a entender a importância de comer bem e de ter saúde.

E então, vamos começar a estabelecer uma rotina hoje mesmo para sua família? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e encoraje outros pais a mudarem os hábitos alimentares de seus filhos!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação