Afinal, como melhorar sua performance nos treinos de natação?

Como em qualquer outro esporte, o bom desempenho nas piscinas requer dedicação, persistência e força de vontade. Para melhorar seus resultados nos treinos de natação é preciso estar atento a detalhes — partindo de uma postura adequada até a execução correta da técnica — que, no montante final, fazem toda a diferença.

Neste post, você saberá como é possível aprimorar sua técnica e seus movimentos, melhorando continuamente a sua performance dentro d’água. Confira!

Estabeleça uma rotina de treinos

Todo atleta tem consciência de que só é possível melhorar se houver dedicação e resiliência para alcançar objetivos e metas. Na natação não é diferente: os bons resultados são daqueles que demonstram empenho e comprometimento no cotidiano de preparação.

Para que você consiga progredir nas piscinas é imprescindível contar com uma rotina séria e efetiva de treinos: certifique-se, principalmente, de conciliar com inteligência as mais variadas técnicas de nado e de periodizar seu treinamento.

Foque em dar o seu melhor em cada braçada. O sucesso na natação, assim como em qualquer outra modalidade, não é repentino ou derivado de algum segredo. Muito pelo contrário! A repetição e o aperfeiçoamento técnico são fundamentais para a evolução dentro d’água.

Foque na técnica

Uma vez seriamente comprometido com uma rotina de treinos, é hora de voltar sua atenção para a execução técnica dos movimentos — considerando as particularidades dos diversos estilos de nado (crawl, peito, costas e borboleta).

Aprimorar os detalhes de cada uma, em separado, garante que o atleta desenvolva um repertório mais completo e esteja mais preparado para cair nas piscinas. Além disso, a boa execução dos movimentos complementares (como a rotação ao fim de cada piscina percorrida) é essencial para o desempenho geral do nadador.

Portanto, a dica é simples: jamais negligencie a técnica e esteja sempre focado em dominá-las com cada vez mais propriedade!

Fique atento à postura e à respiração (dentro e fora das piscinas)

Nem só de água é feita a rotina de um nadador. No que se refere à postura, por exemplo, é importante que o atleta fique atento ao seu corpo mesmo em seu dia a dia, quando em solo firme. Certifique-se de manter a cabeça erguida e o olhar fixo à frente!

Ao cair na piscina, mantenha o mesmo alinhamento. A coluna deve conservar-se ereta e permitir que a linha d’água fique no centro do topo da cabeça submersa, com os olhos estabilizados no fundo da piscina.

Treine também fora d’água

Como complemento físico, é essencial que você procure treinamentos adicionais. Os exercícios fora da piscina são importantes para fortalecer os músculos e conferir mais vigor aos movimentos exigidos durante os treinos de natação.

Na academia, por exemplo, foque em ganhar resistência e explosão em seus membros superiores (principalmente costas e ombros) e trabalhe consistentemente os músculos inferiores, uma vez que quadris e joelhos são bastante requisitados na execução dos movimentos técnicos.

Participe de competições

Nada melhor do que um desafio iminente para renovar sua energia na busca pela melhor performance. Considere participar de competições e teste a eficácia de seus treinamentos e a adequação de sua técnica frente a oponentes com igual sede de vitória.

A disputa saudável é interessante para renovar seu estímulo e te dar mais gás para treinar. Quando há um objetivo específico no horizonte, nossa disposição para alcançá-lo aumenta consideravelmente!

Gostou das dicas? Experimente aplicá-las em seus próximos treinos de natação e acompanhe de perto a melhora dos seus resultados.

A natação não tem idade — é indicada para crianças tanto quanto para idosos — e traz inúmeros benefícios à saúde. Aproveite e veja quais são as vantagens de praticá-la neste post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    I just couldn’t leave your web site before suggesting that I actually loved
    the usual info an individual provide on your visitors?
    Is gonna be again incessantly in order to check out new posts

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This