Natação

Academia de natação em Osasco: como escolher a ideal para mim?

academia-de-natacao-em-osasco-como-escolher-a-ideal-para-mim.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Não é nenhum segredo que nadar traz inúmeros benefícios para a saúde. No entanto, existem maneiras distintas de praticar esse esporte. Muitas vezes, uma academia de natação é ideal para uma pessoa e não funciona para outra. 

Foi pensando nisso que desenvolvemos este post. Ao longo do texto, apresentaremos várias dicas para que você capriche na decisão e faça a melhor escolha possível. Leia o conteúdo até o fim para saber mais sobre o tema!

Quais são as diferenças entre escola e academia de natação?

Ao buscar um lugar para nadar, você provavelmente se deparará com escolas e academias de natação. Mas, o que há de tão diferente entre elas e como avaliá-las?

Uma academia, geralmente, tem outras aulas em sua grade horária. Os alunos podem praticar, caso queiram, diversas atividades físicas, como pilates, hidroginástica, musculação e assim por diante.

Nesses locais, a metodologia de ensino nem sempre é tão voltada ao aprendizado e à performance do nadador. Por outro lado, nas escolas, há uma maior tendência na priorização da aprendizagem, da técnica dos movimentos, da evolução e do aprimoramento. 

Porém, não se deixe levar pelo nome. Muitas academias que também oferecem outras modalidades são excelentes opções e têm uma estrutura especialmente pensada para a natação. O mais importante, nesse caso, é ficar atento à metodologia utilizada.

Como escolher a melhor academia de natação?

Na sequência, apresentaremos os pontos que você não pode ignorar na hora de escolher uma academia de natação. Veja!

Conheça a estrutura

Uma boa estrutura é imprescindível para que você nade cada vez melhor. Fique atento aos acessórios disponibilizados e às condições do vestiário. Informe-se, sobretudo, a respeito da forma de tratamento de água

Nadar em piscinas tratadas de modo incorreto é extremamente prejudicial à saúde. Elas podem contribuir para o aparecimento de micoses, comprometer a cura de problemas respiratórios e causar doenças infecciosas.

Converse com os professores

Nadadores iniciantes ou experientes precisam de bons tutores para evoluir no esporte. Caso contrário, sua técnica pode ser prejudicada e você levará mais tempo para se desenvolver.

Então, converse com os professores para saber como as aulas são preparadas e quais as metodologias empregadas. Tente entender como eles pretendem levar você a uma prática que seja saudável e traga os resultados esperados. Também é válido perguntar sobre a qualificação deles.

Analise a qualidade dos equipamentos

Importantes na natação infantil e na adulta, os equipamentos são necessários, muitas vezes, para possibilitar atividades especiais. Certifique-se de que o local conta com essa aparelhagem e que ela é de qualidade.

Faça uma aula de teste

Muitas academias oferecem uma aula gratuita como teste. Aproveite isso para analisar:

  • a dinâmica do ensino;
  • a didática dos instrutores;
  • a condição da piscina, da água e da infraestrutura como um todo. 

Esses fatores são pequenas amostras práticas de como será a sua rotina nesse ambiente. Considere-os muito bem antes de se matricular, OK?

Escolher uma boa academia de natação pode parecer algo um pouco complicado à primeira vista. No entanto, a análise de alguns pontos é muito útil para tomar a decisão certa e começar a praticar esse esporte tão benéfico e envolvente.

Se você ainda está em dúvida e precisa de ajuda para escolher uma academia de natação em Osasco, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação