8 exercícios físicos para fazer em casa e espantar a preguiça!

Exercitar-se é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. Mesmo com a correria do dia a dia, falta de tempo ou de ânimo para ir para a academia não são mais desculpas para uma vida sedentária. Afinal, existem muitos exercícios físicos para fazer em casa, que podem te ajudar a ficar com a saúde e a silhueta em dia.

Se você não sabe bem como se exercitar sem sair de casa, não se preocupe. Separamos 8 exercícios fáceis para você poder fazer no seu ritmo e no conforto do seu lar.

Confira!

1. Alongamento

Para começar a lista de exercícios físicos para fazer em casa temos o alongamento. Ele é importante para aquecer o corpo e estimular a flexibilidade das articulações. Uma opção é sentar no chão, estender as pernas à frente e tente tocar a ponta dos pés.

Depois levante e eleve os braços o máximo que puder, fique na ponta dos pés ao fazer isso. Em seguida, relaxe, mantenha os joelhos estendidos e deixe o tronco cair, na tentativa de tocar o peito do pé. Tente ficar por pelo menos 30 segundos em cada posição.

2. Agachamento

Torneie as coxas e defina o glúteo com esse movimento. Afaste as pernas e deixe os pés paralelos, estenda os braços à frente do corpo e agache como se fosse sentar em uma cadeira. Não esqueça de manter as costas retas e o quadril firme.

Para potencializar o exercício, sempre que levantar, estenda uma das pernas para trás ou para frente. O indicado para iniciar são de uma a três séries de 5 a 10 repetições.

3. Polichinelo

A tradicional atividade das aulas de educação física é uma excelente maneira de perder muitas calorias. Simples, pode ser praticado em qualquer espaço da casa, basta abrir as pernas enquanto eleva os braços acima da cabeça e unir os pés enquanto aproxima os braços do corpo.

4. Flexão de braço

Para trabalhar os músculos do tronco como peitoral e braços, a flexão é uma excelente escolha. Deite-se de bruços e apoie as mãos no chão. Você pode apoiar-se nos joelhos ou na ponta dos pés, como for mais confortável no início. Depois, alinhe os braços com o peitoral e forme um ângulo de 90 graus com os cotovelos. Então, estenda e flexione os braços mantendo os cotovelos voltados para fora e o tronco firme, sem relaxar o quadril. O indicado para iniciar são de uma a duas séries de 5 a 10 repetições.

5. Pular corda

Outra atividade de criança que queima muitas calorias, além de melhorar a coordenação e o condicionamento, é pular corda. Praticar por 15 minutos, em dias alternados, já traz resultados. A dica é permanecer com o abdome bem contraído e os braços firmes enquanto pula.

6. Abdominal

Com 2 ou 3 séries de 10 a 15 repetições você já trabalha bem os músculos da região. O importante é contrair a musculatura, manter a lombar bem apoiada e não forçar a cervical. Existem muitas variações de abdominal que podem ser feitas, dependendo do seu condicionamento e dos resultados desejados.

7. Subir escadas

Não precisa ser uma escada enorme. Você pode usar apenas um degrau e exercitar-se por cerca de 10 a 30 minutos por dia. A atividade queima calorias e melhora a capacidade cardiovascular, além de fortalecer a musculatura das pernas. 

8. Dançar

É um jeito de perder muitas calorias e se divertir ao mesmo tempo. Você pode montar sua própria sequência de músicas e dançar livremente por cerca de 1 hora, ou acompanhar vídeos de aulas aeróbicas disponíveis na internet. O importante é movimentar-se bastante.

Vale lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física você deve consultar um médico, e checar quais exercícios pode fazer. O importante é escolher quais são mais adequados para você e não ficar parada!

Curtiu nossa lista de exercícios físicos para fazer em casa? Quer acompanhar mais conteúdos como este? Então assine nossa newsletter e fique por dentro desse e de muitos outros temas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This