Alimentação

8 dicas de alimentação saudável para praticar todos os dias!

x_dicas_de_alimentação_saudável_para_praticar_todos_os_dias.jpg.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Com a rotina frenética das grandes cidades, nem sempre conseguimos tempo para preparar o almoço ou o jantar. Assim, acabamos apelando para produtos industrializados que não demoram para ficar prontos, mas que são verdadeiras armadilhas para a saúde do corpo. Outras vezes, ingerimos alimentos “pesados” que poderiam facilmente ser substituir por produtos similares, mas mais magros.

Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença para uma alimentação saudável. Não sabe por onde começar? Então, o post de hoje é para você! Continue a leitura e conheça oito dicas de alimentação saudável para você incorporar à sua rotina! Que tal acrescentar uma por semana pelas próximas oito semanas?

Faça metade do prato de frutas e salada

Opte por vegetais vermelhos, laranjas e verdes — como tomates, cenouras e brócolis —, além de verduras e outros vegetais. Acrescente frutas à refeição, como parte do prato ou como sobremesa. Quanto mais colorido for seu prato, mais perto você estará de obter as vitaminas, minerais e fibras de que seu corpo precisa para ficar saudável!

Prefira os grãos integrais

O ideal é trocar, pelo menos, metade dos grãos ingeridos por dia — arroz, trigo, centeio, etc. — pelo tipo “integral”. É uma tarefa simples: basta substituir o pão branco pelo pão integral, por exemplo. Mas, atenção! Nem todo alimento vendido é totalmente integral. Quando você for ao mercado, vale a pena ficar de olho na embalagem dos produtos para conferir sua composição e, então, optar por aqueles que começam com grãos integrais.

Substitua o leite integral

Troque o leite integral pelo leite desnatado ou semidesnatado (1%). Ambos têm a mesma quantidade de cálcio e de outros nutrientes que o leite integral, mas com menos calorias e gordura saturada.

Escolha uma variedade de proteínas magras

Carnes, aves, frutos do mar, feijão, ervilha, ovos, nozes e sementes são considerados parte do grupo de alimentos ricos em proteínas. Para facilitar o preparo, você pode escolher cortes magros de carne moída ou peito de frango.

Compare o sódio dos produtos

Fique atento à tabela nutricional dos produtos para escolher menores quantidades de sódio em alimentos como sopa, pão e refeições congeladas. Quando for escolher alimentos enlatados, opte por aqueles rotulados com o dizer “sem adição de sal”.

Beba água em vez de bebidas açucaradas

Corte calorias tomando água ou sucos naturais — refrigerantes, sucos artificiais, energéticos e isotônicos são os principais vilões das bebidas com adição de açúcar. Se preferir um pouco mais de sabor na água, adicione uma fatia de limão ou laranja, por exemplo!

Aposte nos frutos do mar

Peixes (salmão, atum, truta) e moluscos (marisco, ostras, caranguejos) são uma boa pedida para uma alimentação saudável. Os frutos do mar têm proteínas, minerais, ômega-3 e ácidos graxos que fazem bem ao coração. Para os adultos, o ideal é tentar comer pelo menos 225 gramas por semana de uma variedade desse tipo de carne.

Corte a gordura sólida

Talvez a maior premissa para uma alimentação saudável seja cortar, ou reduzir bastante, alimentos que contêm gordura sólida. Os principais alimentos nessa categoria são os bolos, biscoitos, sorvetes, pizzas processadas e carnes gordas — por exemplo, linguiças, salsichas, bacon e costela.

E você, já pratica alguma dessas ideias no seu dia a dia? Qual é o maior vilão da alimentação saudável no seu cardápio? Tem outras sugestões ou dúvidas? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação