Natação

5 dicas de natação para iniciantes

5-dicas-de-natacao-para-iniciantes.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

A natação é uma atividade universal. Seja como modalidade esportiva ou forma de lazer, a atividade proporciona inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar dos seus praticantes. Mas, diferentemente dos animais, os humanos precisam passar por um estimulante processo de aprendizagem antes de se tornarem nadadores experientes.

Pensando em se aventurar no mundo esportivo e aprender a nadar? Vamos te ajudar! Confira a lista que criamos com 5 dicas super legais de natação para iniciantes:

1. Nunca é tarde para começar

Apesar de a iniciação na infância ser altamente recomendada entre os especialistas, não existe idade certa para começar a nadar. Por ser um exercício com menor impacto para as articulações, a natação é a atividade ideal para qualquer faixa etária, de bebês a idosos.

Por isso, sua hora chegou. O momento certo é o agora! A idade não é mais uma desculpa para você adiar os seus projetos de iniciar uma atividade física e, quem sabe, se tornar um ótimo nadador.

2. Deixe o medo e a preguiça de lado

Sair do sedentarismo e começar uma atividade física não é tarefa fácil para todo mundo. Muitas vezes o medo de experimentar algo novo e a preguiça de acrescentar mais uma ocupação no dia a dia acabam falando mais alto. Com isso, o objetivo vai sempre ficando em segundo plano.

Mas essa procrastinação precisa acabar. Crie coragem, levante do sofá e vamos nadar! O começo pode ser difícil, mas logo você vai começar a perceber os benefícios da atividade no seu corpo e rotina e ver que o esforço valeu a pena. 

3. Encontre um local adequado

Agora que você criou coragem para começar, tem outra importante missão para enfrentar: escolher uma academia de natação. Investir em um local especializado no assunto, com profissionais competentes e reconhecidos no mercado, é fundamental para garantir uma aprendizagem segura e adequada.

A natação para iniciantes requer acompanhamento total dos professores, além de uma estrutura apropriada para o nível dos alunos. Por isso, se você quer aprender de forma produtiva e eficaz, deve estar atento aos serviços oferecidos.

4. Se adapte à nova rotina

O começo pode parecer difícil, e a exaustão muitas vezes falará mais alto, mas tudo isso faz parte da adaptação do corpo à nova rotina de exercícios. O ideal é que você não desista. Passados os primeiros dias, você começará a se ajustar e o exercício ficará cada vez mais prazeroso.

Uma boa dica para tornar as semanas de adaptação mais fáceis é investir em uma alimentação balanceada, alongamentos antes e após a realização das aulas e noites de sono tranquilas.

5. Treine regularmente

A regularidade dos treinamentos é essencial para o bom desenvolvimento do aluno no processo de aprendizagem. Por isso, invista todo o tempo que puder na natação. Quanto maior o tempo dedicado às aulas, maior será a sua evolução.

A frequência ideal para a realização das aulas é de duas a três vezes por semana — assim você mantém uma rotina constante, mas também não se sobrecarrega.

A natação é uma excelente modalidade esportiva, que ao longo dos anos vem conquistando cada vez mais praticantes e simpatizantes. Tenha persistência, se esforce e logo você começará a ver resultados gratificantes.

Quer receber outras dicas e informações complementares sobre natação para iniciantes? Entre em contato com a gente! 

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação