4 equipamentos para natação indispensáveis para desenvolver o nado

natação ficou popularmente conhecida como um esporte completo, levando essa fama por exercitar, ao mesmo tempo, todo o corpo. Durante uma aula, você trabalha a respiração e todos os grupos musculares, assim como a capacidade aeróbica, velocidade e resistência.

Por isso, ela traz tantos benefícios para a saúde, como melhora da força e condicionamento físico. Além disso, ajuda no combate ao estresse e ansiedade, favorece o emagrecimento e melhora a coordenação. Tudo isso pode ser intensificado com o uso de alguns equipamentos para natação.

Neste artigo, vamos apresentar quais são esses equipamentos e como utilizá-los para melhorar sua técnica e desempenho no esporte. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Prancha

A prancha é feita de um material emborrachado, apresenta vários formatos — como de bichinhos, para as crianças — e pode ter ou não um espaço para encaixar as mãos. É muito usada com iniciantes, pois auxilia na flutuação para aprender a pernada dos nados. Porém, é preciso tomar cuidado para não virar uma “muleta”.

Para quem já nada a mais tempo, a prancha é utilizada para aprimorar a técnica. Além de trabalhar os membros inferiores, ela também ajuda a fortalecer o abdômen.

2. Nadadeira

A nadadeira é o famoso pé de pato, usado para aumentar a propulsão do nadador — ou seja, a pessoa consegue nadar mais rápido, realizando o mesmo esforço. Ao mesmo tempo que aumenta a velocidade, o equipamento influencia no trabalho de força da perna, principalmente do músculo quadríceps.

Ela é muito utilizada em trabalhos de correção da pernada, pois exige posicionamento e técnica corretos, além de ajudar a melhorar o condicionamento cardiovascular.  

3. Flutuador

Enquanto a prancha trabalha com os membros inferiores, o flutuador trabalha com os superiores. Ele é colocado entre as coxas, próximo aos joelhos, evitando o movimento das pernas e mantendo-as flutuando.

Como ele imobiliza as pernas, é um equipamento voltado para trabalhar a técnica e resistência dos membros superiores. Porém, quem já teve alguma lesão no ombro precisa tomar cuidado com o uso do equipamento, pois ele intensifica o trabalho na região.

Uma opção para se usar no lugar do flutuador é colocar a prancha entre as pernas. Mas, como ela é muito maior, pode atrapalhar alguns movimentos — como as viradas.

4. Palmar

O palmar é um equipamento de plástico que se coloca na mão, funcionando como uma pá e melhorando a propulsão dos braços. Existem diferentes modelos e tamanhos, que podem ser usados de acordo com o nível e condicionamento do nadador.

Esse é um equipamento que vai ajudar a melhorar a força dos membros superiores, além de garantir maior velocidade e melhorar a técnica das braçadas.

Agora, você já conhece mais sobre os equipamentos para natação e os benefícios que eles podem trazer para o seu treino. Se você nunca experimentou nadar com algum deles, converse com o seu professor de natação e descubra novas possibilidades.

Se você gostou de saber mais sobre esses equipamentos, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre ginástica, natação e condicionamento físico!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This